6 de nov. de 2007

Gente

Afinal de contas, nós podemos ou não utilizar a expressão "a gente" no lugar de "nós" ? Dizer que não há problema nenhum em usarmos a expressão no dia-a-dia, na linguagem coloquial, deixa muitas pessoas satisfeitas. Mas há também aqueles que não aceitam isso de jeito nenhum, que acham que esse uso da palavra "gente" deve ser abolido de uma vez.
Claro que não é possível eliminar a expressão da língua do Brasil, mesmo porque seu uso já está mais do que consagrado. Mas quando podemos utilizar "a gente" no lugar de "nós" ? No bate-papo, na linguagem informal. No texto formal, nem pensar. E a concordância, como se faz? É "a gente quer" ou a "gente queremos" ?
A maneira correta é:
A gente quer.
Nós queremos.
O uso da expressão "a gente" em substituição a "nós" é tão forte que algumas vezes dá origem a confusões. Veja o trecho da canção "Música de rua" , gravada por Daniela Mercury:
"... E a gente dança
A gente dança a nossa dança
A gente dança
A nossa dança a gente dança
Azul que é a cor de um país
que cantando ele diz
que é feliz e chora"
"A gente dança a nossa dança".
É tão forte a idéia de "gente" no lugar de "nós" que nem faria muito sentido outro pronome possessivo para "gente", não é? Mas "nossa" é pronome possessivo da 1ª pessoa do plural. Portanto deveria ser usado com o pronome "nós":
"Nós dançamos a nossa dança".
No bate-papo, no dia-a-dia, na canção popular, será que é absurdo o emprego da palavra "gente"? Que nos perdoem os puristas, os radicais, os conservadores, mas entendemos que não há absurdo algum. Só não é possível aceitar construções como "a gente queremos". Aí já é demais.

Fonte: http://www.scribd.com/doc/29981/Pasquale-Cipro-Neto-Nossa-Lingua-Portuguesa

0 comentários:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios