6 de nov. de 2007

Uso culto e uso popular dos pronomes (te/lhe)

Na linguagem do dia-a-dia há uma confusão muito comum quanto ao uso dos pronomes.
Ex: Você fez o que eu te pedi?
Na linguagem formal isso não seria posssível. Você é 3ª pessoa, te é 2ª. O correto seria dizer "Você fez o que eu lhe pedi?" Às vezes o exagero é maior. Veja o exemplo no nome da música "Eu te amo você", de Kiko Zambianchi.
"Eu te amo você"
São dois os problemas nesse título: a mistura do te que é 2ª pessoa e você que é 3ª; a repetição desnecessária de pronomes: Eu te amo você". É perfeitamente possível dizer "Eu te amo a ti", já que os pronomes estão na mesma pessoa. No dia-a-dia ouve-se também, "Eu te disse pra você". O correto seria "Eu te disse a ti". Mas é uma forma inadequada para se falar cotidianamente. Ficaria melhor numa linguagem mais formal.

1 comentários:

Menino Churros disse...

Muito bom o post, parabéns! Estava com essa dúvida ainda hoje. Frequentarei mais este fórum para melhorar meu português.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios